Na semana passada apreendemos que ainda que tenhamos a vida eterna, termos que lutar sempre.

Hoje iremos falar da cruz, do momento em que o salvador se meteu na cruz para que tenhamos uma vida em ambulância, foi nesta cruz que Jesus trouxe até nós a salvação.A cruz ensina-nos obediência, pois obedeceu ao pai, obedeceu ao servir, ao ir a cruz e aos seus mandamentos, ensina-nos a humildade, pois mesmo sendo Deus veio até a terra e fez-se homem, e ensina-nos o amor, o amor que ele teve ao pai, que o pai teve para connosco.

João 16: 7; 13

Jesus quando se foi, deixou-nos o consolador, que é o Espírito Santo, entretanto hoje não iremos falar do Espírito Santo.

Vamos ver uma história que a mim falou bastante, a história de Ester. Ester foi uma menina órfão que foi criada por um tio, ela era obediente e colocou-se sobre a autoridade do seu tio como se fosse seu pai. Diz a Bíblia que Ester era formosa, que era uma mulher cuidada, durante este período de crescimento Ester apreendeu com o seu tio os costumes e hábitos do seu povo.

Existia na altura uma rainha de nome Vasti, com características distintas da Ester, era bonita, mas não era inteligente e obediente como Ester. Certa altura o rei esta a festejar com uns convidados e mandou chama-la, para mostrar aos seus convidados como era bonita a sua rainha, e a rainha achando que podia desafiar o rei disse que não iria. Muitas vezes é o que fizemos damos não ao nosso Rei, dizemos que não iremos, que não faremos.

Esta atitude de Vasti provocou ao rei uma grande ira, de tal forma que o rei decidiu tirar-lhe a coroa e inclusive decidem que é necessário disciplinar. É interessante o vermos neste capitulo, porque não só a desobediência nos tira da presença do Rei, faz também com que perdamos o nosso reinado, quantas vezes perdemos coisas ou momentos por sermos desobedientes?

O rei então ficou sem rainha, e precisava de uma nova rainha, foi então que procurou-se por todo o reino uma nova rainha entre as belas jovens daquele reino, sedo Ester a escolhida pelo rei.

Ester 2: 10 ; 20

Ester era obediente, fez como o seu tio o tinha dito e fez exactamente o que ele tinha dito. E seu tio não deixa de cuidar de Ester enquanto esta encontra-se no palácio, e Ester continua a obedecer-lhe. Certa altura quando seu tio vai vela apercebe-se de que querem matar o rei, e avisa-o, tendo o rei conseguido escapar é escrito no livro das cronicas este ato do tio de Ester.

Cria-se então uma certa rivalidade entre o tio de Ester e um certo homem de nome Aman, este por sua vez goostava de poder e Mardoqueu( tio de Ester), não se prostrava diante dele, pois só se prostrava diante de Deus, e a este homem este ato causava-lhe grande ira, e a ira reverteu-se para todo o povo de Mardoqueu representava, para o s Judeus.

Ele por ser muito próximo do rei consegue que o rei o faça um decreto, para matar todos os judeus, Mardoqueu pediu ajuda de Ester para travar esta luta. Ester pede a todos os Judeus que jejuem durante 3 dias. Vemos que a unidade entre um pai um filha, e a unidade entre estes e o seu povo.

Ester 7: 3:-4

Na altura certa em que Ester revela quem é, e pede salvação ao seu povo e para ela, e Aman é desmascarado e percebe que o seu final será a morte.

Ester 8:15-16

Ester esteve no momento certo, no sítio certo para trazer vitória ao seu povo, ela foi obediente e desta obediência surgiu benção.

A história de Ester ensina-nos primeiro a ter unidade na família, e toda a família bem estruturada tem uma autoridade e temos que reconhecer está autoridade, temos de a respeitar, depois ensina-nos a movermo-nos conforme o Espírito, que devemos estar atentos a tudo, pedir sabedoria usar as armas espirituais que Jesus nos ensinou, antes de agir.

As batalhas duras travam-se com jejum, com serviço, com amor.

Não podemos estar só, precisamos de uma família que ore por nós, que jejue por nós, que cuida de nós.E agir em sabedoria vem da comunhão com o Espírito Santo.

Existe unidade na tua casa ?

Aceitas que existe uma autoridade delegada por Deus na tua casa ?

Existe no teu coração um servir como o de Ester, que foi capaz de renunciar a tudo na sua vida para ajudar e defender o seu povo, a sua família?

Lucas 12:12

Romanos 8:26

Romanos 14:15

Quando somos filhos temos amor, quando temos amor obedecemos e quando somos guiados pelo Espírito de Deus temos uma identidade própria.

João 10:30

Foi Jesus que nos ensinou a ter essa unidade, tal como ele teve com Deus.

1de João 5

Categorias: Pregações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *