1 de João 2: 15-16

Quando João nos diz que não devemos amar ao mundo, não se refere as pessoas do mundo, não teria muito sentido que Deus cria o mundo, vê o mundo desordenado e trás ordem a este mundo para que não o amemos. Ele ao dizer isso, significa não amar ao sistema deste mundo, não nos devemos conformar com o sistema deste mundo.

O que o sistema deste mundo nos ensina, já a bastante tempo é que devemos nos satisfazer o que queremos. Porque diz que devemos nos satisfazer a nós próprios. Este sistema diz como posso Eu melhorar, como me posso satisfazer, como Eu posso ser uma melhor pessoa neste mundo, como posso ser uma pessoa importante na sociedade. Ensina-nos desde criança a alcançar os objectivos, sem se importar com os demais, nem com caminhos para alcança-los.

A questão é que se não tivermos cuidado e nos conformamos em alcançar só aquilo que nós queremos o Querer vai rejeitar tudo que necessitamos para poder viver próximo de Deus.

Os meu desejos vão substituir aquilo que eu necessito para estar próximo de Deus. Não significa que não podes ter objectivos na tua vida, melhor, posso dizer que se não tens objectivos na tua vida é a altura para começar a traça-los,mas que isso não seja o centro da tua vida.

Génesis 3: 1-6

Quando nos apresentam uma mentira, devemos responde-la com a verdade. Se conheces a Jesus conheces a verdade e a verdade é o oposto a mentira.

O problema aqui é que Eva quis satisfazer o Seu desejo, inclusive na passagem diz que o fruto era agradável aos olhos, e quando a serpente diz que quando comer o fruto serás como Deus, vê-se a vangloria, vê-se que Eva queria algo a mais para ela, o foco do seu ser deixou de ser Deus e sim Ela própria.

O ser Humano foi criado para estar com Deus, e quando o mesmo se vira para satisfazer os seus desejos, para satisfazer-se a si próprio sem Deus, ele afasta-se do seu desenho original. O que separou o homem de Deus, foi um ato de Rebeldia, um ato de pensar em mais para mim, sem pensar em mais ninguém.

“O egoísmo é o Oposto ao Amor”

Quando eu ponho o meu interesse por cima de uma pessoa, eu estou a amar a mim mesmo e não ao outro, sendo que a Lei de Deus resume-se em duas que é amar a Deus sobre todas as coisas e a mar a ti mesmo.

O egoísta diz que para amar ao próximo tem que amar-se primeiro. O egoísmo impede que tu possas amar a outros, e isso foi o que se passou no jardim, pois o interesse próprio se sobrepôs aos outros.

Tu és egoísta quando:

  1. Tens uma atitude de Eu primeiro;
  2. Ser obcecado consigo mesmo( quando por exemplo só tu falas da tua vida, todas as tuas conversas gira ao redor de si );
  3. Se fores insensível as necessidades dos outros;
  4. Constantemente a procura de elogio, principalmente na frente de outros;

Como podes melhorar e deixar de ser egoísta:

Lucas 9: 23-25

  1. Renunciar a Ti mesmo, não quer dizer deixar os sonhos mas sim que eles não sejam o objectivo da sua vida, que a tua felicidade não dependa disto.
  2. Entregar a vida por Jesus, pelo evangelho de Jesus, que todos possam conhecer por meio de ti a Jesus;
  3. Orar;

Muitos cristão empenham-se em seguir o que Jesus disse e esquecem-se do mais importante que é Jesus. Na tua vida tem mais peso o que Jesus disse do que como foi Jesus, e empenham-se em fazer as coisas, isso é egoísmo. Ser Cristão converteu-se em mais importante do que ser como Jesus.Esquece a ideia de ser bom cristão e foca-te em estar próximo de Jesus, pois é aí que vem a tua mudança.

Se tas interessado em Jesus, se queres amar como Jesus, temos que começar a olhar mais para ele, porque aí iremos esquecer de nós mesmo e do que queremos, quando e como queremos as coisas, aí é quando perdes a tua vida e encontras a Vida.

Para baixar o ego que temos por natureza só poderá acontecer se nós focamos na pessoa de Jesus Cristo!

Categorias: Pregações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *